No âmbito do Plano de Promoção das Artes (PPA) do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro (AEGM), de Boticas, um projecto que decorre pelo quinto ano consecutivo, este ano lectivo foi criado por mim um novo espaço dedicado às artes plásticas. Trata-se do espaço CriARTE. Mas antes de passarmos a ele, passo a resumir em que consiste o PPA.
É nada mais, nada menos do que um bom exemplo de como a escola pode e deve contribuir para a uma educação integral dos jovens. Assim, o AEGM apostou em espaços de aprendizagem não formais diversificados, onde o aluno é protagonista de um projecto que acomoda diferentes dimensões, a saber: lúdica, artística, estética, cultural, cívica e ética. E foi através da criação de diversas oficinas que o AEGM começou a trilhar um caminho, com o claro propósito de dar um contributo efectivo para a educação e formação do aluno. Esta resposta educativa não exclui ninguém, nem se fica pelo interior das paredes da escola. Para além das famílias, o PPA conta com o apoio da autarquia de Boticas.
Do pré-escolar ao 9º ano, incluindo a educação especial, ninguém fica fora da fruição das artes, da cultura, e bem assim, da cidadania. O PPA inclui as oficinas da leitura & escrita, da dança, do jogo, da música, da imagem, assim como de artes plásticas. E daqui regressamos ao Espaço CriARTE. Em concreto, tratou-se de uma transformação que operei na minha sua sala de aula, de Educação Visual (3º ciclo), convertendo-a num espaço polivalente. Assim, para além da actividade lectiva, a sala funciona como galeria de exposições, ateliê/oficina de artes plásticas e espaço para worshops levados a cabo por artistas convidados. O espaço CriARTE conta, entre outros equipamentos/recursos, com computadores para pesquisas na Internet ou para a apresentação de ideias ou projectos dos alunos, bem como um pequena biblioteca com livros e revistas sobre arte, design e arquitectura. O trabalho de educação artística e estética levado a cabo não se restringe àquele espaço. Do projecto constam igualmente visitas de estudo a ateliês de artistas, galerias, museus e outros espaços onde os alunos possam fruir das artes. Para tal, a iniciativa conta naturalmente com a colaboração de outros agentes, como por exemplo os artistas que já referimos, mas também outras figuras ligadas às artes, tais como, arquitectos, designers, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário