Foi no passado dia 9 de Outubro que me aventurei com o Bruno Teixeira, um jovem promissor, numa escalada ao Pico S. Carlos, pela sua face Sudoeste. Para chegarmos ao cume tivemos pela frente uma escalada de 2h30, feita pela via Martingada. Apesar de um grau de dificuldade baixo (pelo menos para nós) a via de 150 metros apresentava-se com alguns troços que exigiam cuidado e concentração, não só pela verticalidade existente nalgumas partes da via, mas também por se tratar de uma escalada clássica, com algumas das reuniões a terem que ser montadas em pontos de rocha, e outras equipadas com pitões e cordinos.
Mas a aventura começou bem antes! Metemo-nos à estrada ainda antes do raiar do sol, e rolámos cerca de 500 km até Fuente-Dé. Depois de abandonar a viatura num dos parques de estacionamento, subimos de teleférico, e após uma caminhada de cerca de hora e meia, montanha acima, chegámos à base da parede. A escalada teve início por volta das 18 horas (hora local), tendo sido concluída às 20h30, já de noite. Porque este desfecho já estava calculado, já íamos munidos dos nossos frontais, para assim podermos regressar à base da parede, pela via normal, caminhando, onde pernoitaríamos numa cavidade na rocha, a poucos metros do início da via.
Na manhã seguinte, ao nascer da aurora, despertei ainda a tempo de assistir ao levantar do sol e às maravilhosas vistas com que fomos brindados. Nesse mesmo dia regressámos a Portugal.
Fica aqui o link do vídeo desta nossa aventura: https://www.youtube.com/watch?v=M06mePEik7Q