Currículo Vitae


I - GRAUS ACADÉMICOS

Doutoramento em Estudos da Criança – Área de Especialização de Comunicação Visual
Mestrado em Educação – Área de Especialização de Educação de Adultos
Licenciatura em Ensino Básico – Variante de Educação Visual e Tecnológica


II - FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

· Formador de professores, com o registo CCPFC/RFO-08609/99, nas seguintes áreas e domínios:

- Educação Tecnológica,
- Expressões (Plástica),
- Materiais e Técnicas de Expressão Plástica,
- Educação de Adultos,
- Didácticas Específicas (Educação Visual e Tecnológica),
- Educação para a Cidadania.


· Nível de domínio de línguas

- Inglês – B2
- Espanhol – C1
- Francês – C2


III - Desempenho técnico-científico e profissional:

a) Participação em projectos de investigação e desenvolvimento

No ano lectivo de 1999/2000 participei, como membro de equipa, num projecto de investigação intitulado, “Educar para a Cidadania através da Arte e do Património local”, apoiado pelo Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

b) Produção científica, publicações, comunicações e conferências

Publicações:

- BARBOSA, Manuel, TEIXEIRA, Luís, DUARTE, Rui (2001). Educar para a cidadania através da arte e do património. Braga: Universidade do Minho.
- DUARTE, Rui, BARBOSA, Manuel (1999). Educação Visual de Adultos: uma abordagem centrada na prática. In Revista Portuguesa de Educação, Volume 12, nº 2, pp. 29-76.
- DUARTE, Rui (2000). Tensões e razões nos espaços educativos. In Revista Educare Educere, Ano V, nº 8, pp. 67-73.
- DUARTE, Rui (2002). Pela expressão artística a criança revela-se. In Revista Imaginar, nº 38. Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.
- DUARTE, Rui (Coord.) (2002). Educar Para a Saúde: Considerações Actuais. Fafe: Ágora.
- DUARTE, Rui. (2003) Mudam-se os Tempos, Mantêm-se as Vontades. In Revista Imaginar, nº 41. Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.
- DUARTE, Rui (1998). Para uma Educação Visual de Adultos: uma experiência em contexto escolar e extra-escolar. Braga: Universidade do Minho (tese de mestrado – policopiado).
- DUARTE, Rui (2007). Educação Visual para a Cidadania: um estudo comparativo em contexto escolar. Braga: Universidade do Minho (tese de doutoramento – policopiado).
- DUARTE, Rui (2011). Educação Visual para a Cidadania: um estudo comparativo em contexto escolar. In Revista de Educação da ESE de Fafe, nº1, Setembro.
- DUARTE, Rui (2023). A prioridade da cultura. In A Página da Educação, nº 221.


Comunicações e conferências

- Em Janeiro de 2000 participei na organização da conferência “Educar para a Cidadania na Escola Obrigatória”, realizada no Instituto de Estudos Superiores de Fafe”.
- Em Junho de 2000 organizei uma Jornada Pedagógica subordinada ao tema “Educar para a Cidadania através da Arte e do Património Local”, na qual apresentei uma comunicação intitulada: “Área-Escola: Uma via de Educação para a Cidadania”, na Escola EB 2 e 3 de Vila Pouca de Aguiar.
- Em Novembro de 2000 fui co-organizador de um Colóquio Interdisciplinar ocorrido na Universidade do Minho, subordinado ao tema, “Educação do Cidadão: Recontextualização e Redefinição na Viragem do Milénio”.
- Em Maio de 2001 organizei umas Jornadas Pedagógicas na Escola EB 2 e 3 de Vila Pouca de Aguiar, subordinadas ao tema: “Educar para a Saúde: problemática do desenvolvimento físico e psicológico na adolescência”, na qual participei com uma comunicação, intitulada: “A Saúde e o Jovem”.
- Em Dezembro de 2008, apresentei uma comunicação intitulada, “Educação Visual para a Cidadania: proposta de um itinerário pedagógico”, no IV Encontro das Áreas Artísticas na Educação – Didáctica das Áreas Artísticas, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, organizado pela Associação de Professores de Comunicação e Expressão Visual.
- Em Maio de 2009 apresentei uma comunicação, intitulada, “Contributos da Arte na Educação para a Cidadania”, no âmbito do “Conversas sobre… Ciclo de Seminários 2009”, decorrido na Escola Superior de Educação de Fafe.

c) Orientação de trabalhos conducentes à obtenção de grau académico

Orientei trabalhos de projectos no âmbito dos Cursos de Complemento da Formação Científica e Pedagógica em Ensino Básico e educação de Infância domínio de Expressões e Educação Fisico-Motora, Musical, Dramática e Plástica, no Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho.

d) Participação em júris de provas académicas ou de atribuição do título de especialista e arguição de trabalhos aí apresentados

Fui presidente de um júri na defesa de uma aluna da Escola Superior de Educação de Fafe, para a obtenção do Curso de Qualificação para o Exercício de Outras Funções Educativas em Orientação Educativa.

e) Participação em actividades de natureza técnica, científica ou profissional

- Enquanto formador, no ano de 2000 desenvolvi uma acção de formação acreditada destinada a Educadores de Infância e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico, intitulada: “Introdução à Educação Artística: Didáctica das Artes Plásticas na Infância (dos 3 aos 10 anos)”.
- Entre Setembro e Novembro de 2010 ministrei um Curso de Formação sobre “Quadros Interactivos de Multimédia no Ensino/Aprendizagem das Artes e Expressões” em diversos centros de formação dos distritos de Vila Real e Bragança.
- Participei ainda em várias acções de formação acreditadas e não acreditadas no domínio das artes e educação artística, a saber:

Acções de Formação acreditadas

- Acção de Formação subordinada ao tema, “O Diálogo com a Obra de Arte no Contexto do Ensino Básico”, pelo Centro de Formação de Professores Almada Negreiros (2003).
- Curso subordinado ao tema, “Expressão Plástica e Educação Artística”, pela Fundação de Serralves (2004).
- Curso subordinado ao tema “Exploração da serigrafia na sala de aula”, pelo Centro de Formação de Professores Almada Negreiros (2008).
- Oficina de Formação subordina ao tema “Do Papel ao Fantoche”, pelo Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso (2009).
- Acção de Formação subordinada ao tema, “A Arte de criar um livro”, pelo Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso (2014).
- Curso de Cerâmica, pelo Centro de Formação de Professores Almada Negreiros (2021).
- Curso de Cerâmica, pelo Centro de Formação de Professores Almada Negreiros (2023).

Acções de Formação não acreditadas

- Jornadas de Estudo subordinadas ao tema, “Educação, Ética e Estética”, na Universidade Católica, pólo de Vila Real (Abril a Junho de 1995).
- Seminário subordinado ao tema, “As Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino das Artes Visuais”, no Instituto Superior da Maia (2000).
- Congresso Internacional Espaço t, subordinado ao tema, “O Onírico, a Arte e a Terapia”, no Seminário do Vilar, Porto (2001).
- 1º Congresso Ibérico de Educação Artística, no Instituto Superior da Maia (2001), Encontro das Áreas Artísticas na Educação, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (2002).
- 15º Encontro Nacional da APECV subordinado ao tema “Educação e Cultura Visual”, no IPJ de Braga (2003).
- 4º Encontro Anual de Formadores na Fundação de Serralves (2003).
- Curso subordinado ao tema, “Arte Contemporânea: Abordagens e Perspectivas - Isto é arte?”, na Fundação de Serralves (2003).
- Seminário subordinado ao tema, “Visões sobre a Criatividade na Educação”, no Centro de Congressos de Aveiro (2003).
- II Encontro das Áreas Artísticas na Educação, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (2004).


IV - Capacidade pedagógica

a) Actividade lectiva no ensino superior

- Entre 1999 e 2002 foi professor convidado na Escola Superior de Educação de Fafe, tendo leccionado disciplinas de expressão plástica e de metodologias de ensino, na licenciatura em Ensino da Educação Visual e Tecnológica. Regressei ano lectivo de 2008/09 para leccionar no mestrado em Ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação.
- Entre 2002 e 2006 fui professor convidado no Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho, tendo leccionado disciplinas de expressão plástica nas licenciaturas de Ensino Básico (1ºciclo), Educação de Infância e Mestrado em Estudos da Criança.

b) Produção de materiais pedagógicos

Ao longo minha carreira profissional, de quase 30 anos, fui desenvolvendo um vasto conjunto de material pedagógico, sobretudo apresentações em Powerpoints e uma variedade de fichas de suporte à minha actividade lectiva, entenda-se, de apoio ao aluno. Como se poderá imaginar, dado esse acervo ser extenso, não o anexo à minha candidatura. No entanto, caso a sua apresentação se revele imprescindível, terei todo o gosto em disponibilizá-lo o mais breve possível.

c) Coordenação e dinamização de projectos pedagógicos, orientados para o desenvolvimento e inovação no processo de ensino-aprendizagem

- No ano lectivo 2017/2018, e no âmbito do Plano de Promoção das Artes da minha escola (Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, de Boticas), desenvolvi um projecto pedagógico que consistiu na criação de um espaço dedicado às artes plásticas e à educação artística, que designei de Espaço CriARTE. Na prática, tratou-se de uma transformação que operei na minha sua sala de aula de Educação Visual, convertendo-a num espaço polivalente. Assim, para além da actividade lectiva, a sala funcionou como galeria de exposições, ateliê de artes plásticas, espaço para worshops levados a cabo por artistas convidados, e ainda para actividades/apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais (Educação Inclusiva). Entre outros equipamentos/recursos disponibilizados pelo agrupamento, como computadores, criei uma pequena biblioteca com livros e revistas sobre arte, design e arquitectura. O trabalho de educação artística e estética levado a cabo não se restringiu àquele espaço. Do projecto constaram igualmente visitas de estudo. Para tal, a iniciativa contou naturalmente com a colaboração de outros agentes, como por exemplo os artistas que já referi, mas também outras figuras ligadas às artes, tais como, arquitectos, designers, etc. Em síntese, o Espaço CriARTE representa um contributo para a educação integral dos jovens, na medida em que os alunos não só podem fruir das artes e da cultura, mas também desenvolverem a sua cidadania.
- No ano lectivo de 2001/02 implementei na Escola E.B. 2,3 de Vidago um Programa de Promoção de Competências Sociais, tendo como grupo de estudo uma turma do 8º ano de escolaridade. Este projecto teve a tutela do Departamento de Educação Básica do Ministério de Educação.

d) Supervisão de estágios curriculares e práticas pedagógicas

No ano lectivo de 2001/2002 fui cooperante/orientador de estágio de duas alunas da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget, ocorrido na Escola E.B. 2, 3 de Vidago.
Sou formador e avaliador externo pelo Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso (anexo 9).


V - Outras actividades relevantes

a) O exercício de cargos directivos e de gestão e participação noutros órgãos ou estruturas da instituição;
No ensino superior, mais concretamente na Escola Superior de Educação Fafe, fui responsável pela Área Científica de Artes, tendo sido, por inerência, membro do Conselho Científico.
No Ensino Básico e Secundário fui delegado de Grupo Disciplinar de Educação Visual e Tecnológica, Coordenador de Directores Turma, membro do Conselho Pedagógico e Coordenador do Projecto de Educação para a Saúde.

b) A participação em associações ou órgãos de informação

Sou membro da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, contribuo com artigos para a sua revista Imaginar e para a qual já apresentei uma comunicação, num dos encontros de áreas artísticas por ela organizados. Pertenço ainda à bolsa de formadores do Centro de Formação Almada Negreiros (anexo 10), da mesma associação, e do Centro de Formação do Agrupamento de Escolas do Alto Tâmega e Barroso (já referido ponto V -b).
Sou colaborador da revista A Página da Educação e do jornal regional Notícias de Aguiar.

c) A participação em iniciativas e actividades de intervenção, de promoção de formas de valorização da educação, da cultura e das artes e da prestação de serviços na comunidade

- No ano de 1997 projectei e desenvolvi um curso de artes plásticas dirigido a um grupo de jovens e adultos na aldeia de Vila Chã, concelho de Vila Pouca de Aguiar, com a duração de cinco meses. No final do curso, realizou-se uma exposição dos trabalhos dos formandos.
- No ano de 1999, e a convite da Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e Educação Extra- Escolar de Vila Pouca de Aguiar, e com a aprovação do Centro da Área Educativa de Vila Real, levei a cabo um curso de formação artística para adultos, com a duração de quatro meses.
- No ano lectivo 2000/01 desenvolvi na Escola E.B. 2 e 3 de Vila Pouca de Aguiar um projecto de acção educativa intitulado: “Educar para a Saúde: Problemática do desenvolvimento físico e psicológico na adolescência”. Este projecto foi desenvolvido no âmbito da Área-Escola com uma turma do 9º ano de escolaridade. Como actividades desenvolvidas, destacam-se: trabalhos plásticos, visitas de estudo, acções de formação e jornadas pedagógicas dirigidas à comunidade educativa e alunos do 3º ciclo. Este trabalho culminou com uma publicação intitulada: “Educar para a Saúde: Considerações actuais”, de que fui coordenador e onde participo com um artigo (ver publicações na alínea b), do ponto IV).
- No ano lectivo 2017/2018 colaborei num projecto de parceria entre a Câmara Municipal de Boticas, Universidade do Minho e o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, que se debruçou sobre o estudo/exploração dos castros existentes no concelho, feito por uma equipa de arqueólogos. A minha colaboração deu-se através da minha orientação de desenhos feitos no terreno (junto dos castros) por alunos do 3º ciclo, que culminaria com uma exposição nos claustros do Palácio da Justiça, intitulada “Castros de Boticas”, organizada no âmbito do Simpósio Internacional “Interacções Culturais e Paisagísticas em Mudança na Europa (séc. 2º a.C. – séc. 2º d.C.). Desse trabalho resultou ainda a publicação de um caderno com os desenhos dos alunos, com o título “Desenhar os castros”, que seria oferecido a todos os participantes no projecto.