quarta-feira, 24 de julho de 2013

Via Spartacus


Depois de há precisamente um ano atrás ter equipado e aberto, em solitário, uma via de escalada com 120 metros de recorrido, cotada em 6c+, no coração do Marão, que baptizei de Mirabilia Regnum (“Reino Maravilhoso”), voltei ao local para, uma vez mais, deitar mãos à obra e abrir uma nova via. Na verdade, trata-se de uma variante com 40 metros, que desemboca na via anterior, agora criando uma linha mais ou menos recta, que perfaz um total aproximado de 110 metros (7c+?/A1+). Também esta via, que baptizei de Spartacus, foi equipada e aberta em solitário. O passo mais duro fi-lo em artificial, tendo recorrido a estribos. E mesmo aqui a exigência física é muita! Ainda que nunca tenha feito uma via de nível 7c, a minha estimativa não deve estar longe da realidade, pois já consegui ir até 7ª+/7b. Não descarto a hipótese de poder ter uma cotação ligeiramente superior, mas não me parece!
Na imagem, a via aberta no ano passado está marcada a vermelho, e a que acaba de ser inaugurada, a branco.
Deixo aqui o link de acesso a um vídeo da abertura/escalada da via Spartacus, que eu próprio produzi: http://youtu.be/FHckD8r6hfM.
Para os escaladores interessados, a informação necessária sobre os seus acessos e a sua descrição encontra-se em: http://educator-mons.blogspot.pt/2012/08/mirabilia-regnum_6.html




2 comentários:

A disse...

Boas.

Ontem encadeia a variante Spartacus em livre.

Parabéns pela via, muito bonita!
A reunião entre o 6a e o 7c+/A1+ é espectacular!!!

Abraço.

Viajante Clandestino disse...

Olá "A", começo por pedir desculpa por só agora responder, quase um ano depois! Não sei se estou a falar com um homem ou mulher, mas isso é-me indiferente. Acontece que, além de não ter o hábito de revisitar textos/artigos meus anteriores, muito raramente visito o meu blogue.
Fico contente por saber que escalaste a minha via, que é agora é de todos. Eu ainda só a escalei uma vez e em artificial. Precisamente quando a abri. A atribuição da graduação 7c para escalada livre é meramente orientadora. Não sei se concordas com esta cotação! Agradeço opiniões/sugestões. Embora ainda não tenha tentado em livre, duvido que seja capaz de a fazer. Gostava de ver alguém a fazê-la.
Deixo o meu e-mail, para o caso de algum contacto: ruiduarte@portugalmail.pt

Abraço,
Rui