sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

No vértice do Portillín Oriental


No passado fim-de-semana, de 2 a 4 de Janeiro, desloquei-me às Astúrias para aí levar a cabo mais uma das minhas escaladas. Tratou-se do pico Portillín Oriental, com 2215 metros de altitude, situado no Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa.Não é a primeira vez que me desloco a este maciço, porque considero que ele oferece condições que permitem aos amantes da escalada praticarem alpinismo invernal a um alto nível. Para tal, muito contribui o seu clima e as características e variedade do relevo. Refiro-me à proliferação de corredores de neve e gelo, bem como de cristas, pilares e grandes paredes rochosas.

O Portillín Oriental faz parte de um conjunto de 5 picos, mais ou menos alinhados, designados de Portillines, muito frequentados pelos escaladores, sobretudo para fazerem a sua travessia, quer no Verão, quer no Inverno.
A aventura, propriamente dita, traduziu-se no palmilhar de uma via com cerca de 200 metros, numa escalada recheada de surpresas, muito comprometida, não só porque alternava entre corredores de neve dura, placas de gelo e paredes rochosas, mas também, e sobretudo, porque fi-la em solitário.


Não me atrevo a descrever com fiz a descida! Só de loucos… como eu!
Uma curiosidade, que aliás inspirou o título: o espaço do cume é tão exíguo que não arriscava a dar um passo de dança!  
Deixo-vos com o vídeo desta aventura: https://www.youtube.com/watch?v=H33X6kJT-7U

Sem comentários: